Desenvolvido pela Funcom e publicado em 1996, altura de saída do filme, pela Sega (Europa) e Disney Interactive (EUA), o jogo Disney’s Pocahontas foi mais um jogo da Disney do género de plataforma side scrolling 2D com mecânicas e ambientação interessantes que saiu para a Mega Drive.
Tal como no filme, o jogo passa-se na época da invasão dos ingleses aos solos americanos (séc. XVII). Este inicia-se com uma reunião da tribo dos índios, onde o vidente e conselheiro do chefe alerta a protagonista para a chegada dos brancos e revela que conta com ela para a sua ajuda.
Durante o gameplay os jogadores serão confrontados com várias cenas do filme. Cada nível desvenda uma nova “habilidade” na Pocahontas através da ajuda de animais em apuros; por exemplo, ao ajudar um veado somos premiados com a capacidade de correr e ao ajudar uma lontra, de mergulhar. Estas novas capacidades permitem avançar por secções anteriormente impossíveis no nível.
As personagens controláveis são a Pocahontas e o Meeko, o seu animal de estimação que tem acesso a locais inalcançáveis pela protagonista mas não consegue atravessar plataformas aquáticas.
A jogabilidade é fluída, muitas vezes é necessário progredir e recuar para desbloquear caminhos.
Os controlos são bons mas, como é sabido, há botões da Mega Drive que funcionam pela “lei da força”. Por vezes os saltos são complicados de calcular, mas nada que atrapalhe a diversão do jogo.
O ambiente do jogo é fiel ao filme, colorido e agradável. Quando a Pocahontas passa pelos caminhos, as flores abrem-se e ao longo do nível, o cenário pode inclusive mudar, sendo bastante dinâmico.
Os gráficos são bons para o sistema e fazem notar as expressões do filme. São vários os detalhes como patos a nadar que levantam voo, coelhos a correr e cenários de fundo com navios e árvores, por exemplo, muito bem desenvolvidos.
A banda sonora é incrível, muito fiel à do filme, ainda que num sistema que não é famoso pela sua capacidade de som.
Disney’s Pocahontas é mais um bom lançamento da geração de jogos da Disney da Mega Drive, ainda que pouco conhecido. É curto mas agradável e para os jogadores que queiram pegar neste jogo, não esperem um título como os outros. Este, não tem inimigos e baseia-se muito em puzzles e desvio de obstáculos.
Jogabilidade - 79%
Gráficos - 86%
Som/Banda Sonora - 95%
Longevidade - 75%
84%
Disney's Pocahontas foi uma agradável surpresa, talvez por ser fã do filme mas também por ser um jogo que nos envolve num ambiente muito bom. Desengane-se quem à primeira vista considera o jogo infantil pois consegue fazer o jogador pensar bastante ao mesmo tempo que se envolve com o cenário. Um clássico da era 16-bit.
- RETROANÁLISE – Gabriel Knight 2: The Beast Within (MS-DOS) - Agosto 12, 2018
- Análise – Dead Synchronicity: Tomorrow Comes Today - Abril 9, 2018
- RETROANÁLISE – DRAGON BALL Z TENKAICHI TAG TEAM - Março 17, 2018
Deixe um comentário