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Análise Madden NLF 25

O melhor do futebol americano nos videojogos está de regresso com Madden NFL 25, ou pelo menos é o que esperamos todos os anos com a chegada de cada nova temporada do título da EA Sports. A questão que se coloca todos os anos é: será que desta vez houveram mudanças significativas? Geralmente a resposta é não, e este ano a resposta é essencialmente a mesma, tendo em conta que poucas foram as mudanças.

Começando pelas grandes melhorias na jogabilidade dentro de campo. Isto deve-se principalmente à nova funcionalidade BOOM Tech, que torna o sistema de colisões muito mais realista. Com o BOOM Tech, as colisões são melhoradas ao nível de animações, muito ao estilo do Hypersense introduzido no EA FC 24. As animações de colisão e tackle são agora repartidas em outras micro animações, que levam a desfechos completamente distintos em cada jogada, levando a uma sensação de realismo muito superior. Não só isso, como as características físicas dos jogadores como altura e peso afetam os resultados dos embates entre jogadores. Para ajudar a este realismo, melhoraram também os visuais dos atletas, deixando-os mais parecidos com a realidade.
Além destas melhorias, as opções de pre-snap foram também elas melhoradas. Temos novos comentadores e novos áudios do público também, o que ajuda ao realismo.

Mas algumas coisas da jogabilidade em campo não melhoraram, como é o caso da IA da defesa, que é completamente desequilibrada, inconstante e incompetente, chegando ao ponto de ter atletas que não se colocam nas zonas ou posições corretas. Mas isso já é algo recorrente nos jogos Madden, que poderia ter sido resolvido, mas de facto não foi, apesar de tanto ser pedido. Os receivers também têm problemas sérios em conseguir receber a bola. Além disso, principalmente depois das últimas atualizações, o jogo ficou repleto de bugs e glitches que prejudicam seriamente a performance do jogo.

Além da jogabilidade dentro de campo, temos algumas melhorias no jogo em si. As novas ferramentas web do team builder são uma novidade que captou a minha atenção. Podemos agora criar todos os elementos da nossa equipa: logo, camisolas e até estádios de forma extremamente detalhada, algo que não era possível a este nível anteriormente. Os menus do jogo são também mais limpos e fáceis de navegar. Mas tal como na jogabilidade dentro de campo, há partes do jogo em geral que também não melhoraram. O matchmaking do online é uma dessas questões, que continua com problemas frustrantes para os jogadores.

Quanto aos modos de jogo, o modo Franchise foi aquele que mais novidades recebeu, principalmente em tudo o que é relacionado com o NFL Draft. Temos novas cutcenes e animações, e uma nova apresentação da estrutura em si. Podemos agora criar treinadoras femininas, e ainda opções de personalização para os treinadores.

No Superstar Mode podemos agora importar a carreira de jogador no College Football 25, e tudo o que sejam animações e cutscenes foram melhorados, por isso toda a experiência da carreira e história do nosso jogador são completamente diferentes do que nos era apresentado no ano anterior. Seja o Draft, seja os momentos em que temos conversas importantes entre partidas ou em momentos chave da carreira, todos estes elementos foram remodelados para ajudar ao realismo.

Já o modo MUT (Madden Ultimate Team) continua a ser exatamente a mesma coisa que sempre, mas cada vez mais frustrante e mais pay to win. É claro que este sempre será o foco da EA, pois é a mina de ouro e onde os jogadores mais investem tempo e dinheiro, ou seja, o equivalente norte americado no Ultimate Team do EA Sports FC. Este foco no fundo não é positivo, pois vemos todos os esforços dos jogos serem centrados em mecânicas pay to win, isto é mais preocupante quando os próprios modos mais competitivos são pay to win. Mas no fundo, não é o futebol, tanto o desporto europeu como o norte-americano da vida real também um pouco pay to win? Poderiam usar isso como desculpa para ser mais realista? Sim, mas continuaria a não colar, e quando se trata de videojogos as microtransações nunca deveriam ser um ponto de vantagem competitiva.

Em suma, Madden continua a ganhar milhas no campo dos videojogos de futebol americano, aos poucos e poucos tal como numa verdadeira partida do desporto. De pequena alteração em pequena alteração vamos vendo algumas melhorias de ano para ano, mas nesta edição tanto andámos para a frente como perdemos milhas com alguns problemas que surgiram ou ficaram por resolver.

O melhor do futebol americano nos videojogos está de regresso com Madden NFL 25, ou pelo menos é o que esperamos todos os anos com a chegada de cada nova temporada do título da EA Sports. A questão que se coloca todos os anos é: será que desta vez houveram…

Madden NFL 25

Jogabilidade - 78%
Gráficos - 80%
Som/Banda Sonora - 73%
Longevidade - 60%

73%

Bom

Madden continua a ganhar milhas no campo dos videojogos de futebol americano, aos poucos e poucos tal como numa verdadeira partida do desporto. De pequena alteração em pequena alteração vamos vendo algumas melhorias de ano para ano, mas nesta edição tanto andámos para a frente como perdemos milhas com alguns problemas que surgiram ou ficaram por resolver.

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Nicole Concha
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