Menu

Análise Astro Bot

Depois de Astro Bot Rescue Mission para o PSVR e de Astro’s Playroom, o jogo gratuito que vinha com a PS5 no lançamento, chega agora uma nova aventura do robô mascote da PlayStation. O desenvolvimento do jogo foi feito pelas mãos da Team Asobi, parte dos estúdios PlayStation, que nos trouxe mais um jogo de ação e aventura de plataformas.

O nosso Astro Bot tem a missão de salvar o dia e resgatar todos os bots perdidos depois da sua nave PS5 se despenhar. Além de ter de resgatar os bots, terá ainda de recuperar todas as peças da PS5 e reconstruir a nave para descolar novamente.
Para concretizar esta missão Astro terá pela frente 5 galáxias principais, cada uma com diversos planetas principais e secretos, totalizando mais de 50 planetas para explorar. Mas calma, não podemos explorar de forma absolutamente livre como se fosse um No Man’s Sky, cada planeta é um nível onde temos de superar os diversos desafios que nos são apresentados e tentar resgatar os bots perdidos. Ao total são 300 bots que temos de resgatar. Cada uma destas galáxias tem um boss no final, onde o bot da personagem icónica da PlayStation que foi resgatada durante esse nível terá um outro nível dedicado ao seu universo nos videojogos. Esse nível será onde teremos de recuperar a peça perdida da PS5.

E sim falei de personagens icónicas, porque todo o jogo é um verdadeiro deleite para os fãs de PlayStation e de videojogos. Temos referências, personagens e até mundos dedicados a diversos personagens que marcaram a história da PlayStation desde a PS1 até à PS5, sem esquecer as portáteis. Aloy, Nathan Drake, Jak, Daxter, Kratos, Ratchet E Jin Sakai foram alguns dos personagens já revelados durante os trailers, mas muitos mais personagens aguardam o resgate de Astro ao longo dos vários níveis. E apesar de não me poder alongar muito sobre os cameos de personagens que estão presentes no jogo, não podia deixar de referir o quão feliz fiquei de ver personagens da franquia Metal Gear a marcar presença no jogo, não fosse eu louca pela franquia.

Os cameos vão muito além dos personagens em si. Tal como já foi referido, temos níveis dedicados a alguns dos universos mais adorados da PlayStation. Estes níveis adotam parcialmente e adaptam algumas das mecânicas de gameplay desses jogos em específico, os visuais são também eles ajustados e a banda sonora dos jogos originais é também adaptada para uma versão Astro Bot dessas músicas. Estes níveis são provavelmente daqueles que mais vos vão fazer vibrar.
Não só isso como temos referências aos hardwares PlayStation espalhados por todo o mundo. Sejam pequenos memory cards, as cordas são cabos da PSOne que na ponta conectam com a entrada, comandos Dualsense, consolas, e vários outros acessórios.

Tudo isto na verdade fez com que eu passasse a maioria do tempo a pensar “qual será o próximo cameo?”, “será que este personagem vai ter um nível só dele?” e “será que aquilo é uma referência? Vou ver melhor!”. Acreditem que vão adorar esta sensação e ansiedade por querer descobrir o que vem a seguir!

Ainda sobre o level design, cada galáxia tem um tema específico, relacionado com um animal, e por isso, a ambientação, inimigos, obstáculos e até poweups são também eles ajustados ao tema. Apesar de tudo, dentro de cada galáxia há também variações de nível para nível, por isso nunca sentimos que o jogo está repetitivo ou que enjoa.
Os níveis são bastante equilibrados e é relativamente fácil perceber o que fazer e como fazer. Provavelmente o mais complicado é encontrar os bots e colectibles mais escondidos, mas nada que uma segunda passagem pelo nível com a ajuda do passarinho de suporte não resolva. Este passarinho pode ser comprado no início de cada nível por 200 moedas depois de já termos passado o nível uma vez, e ajuda-nos a encontrar esses elementos escondidos, incluindo as galáxias perdidas, que são novos níveis escondidos dentro de outros níveis.

Tenho ainda de fazer um apontamento sobre os níveis especiais, aqueles que estão ligados aos símbolos dos botões do Dualsense. Algumas galáxias contam com 4 níveis de um botão expecífico, seja X, O, □ ou △. Senti que estes níveis foram provavelmente dos mais difíceis de todo o jogo, com dezenas de tentativas até os conseguir dominar e concluir.

A gameplay de Astro Bot vai buscar os elementos que já tinha introduzido em Astro’s Playroom e até em Astro Bot Rescue Mission, mas melhora tudo no jogo, criando uma experiência completa, que consegue fundir o fator novidade com a nostalgia pura de todos os cameos. Saltar, usar os propulsores, rodopiar, bater e utilizar todo o cenário a nosso favor, são algumas das coisas que vamos poder fazer durante todo o jogo para superar os obstáculos e inimigos. Além disso, muitos níveis apenas podem ser superados com powerups, que são equipamentos que fornecem a Astro habilidades especiais. Alguns exemplos são as luvas de boxe de sapo, o Barkster e o Alpinista Primata. Senti que o platforming estava bastante equilibrado no jogo, bem como os combates e até mesmo as boss fights.
Durante as boss fights é o único momento onde temos 3 vidas, que perdemos com apenas um toque do inimigo. Durante todo o jogo basta um toque dos inimigos ou dos obstáculos perigosos para perdermos e termos de voltar ao último checkpoint, mas durante as boss fights temos mais duas oportunidades.

Depois de muito saltar, lutar e colecionar, queremos sempre voltar ao local da colisão. Aqui é onde a PS5 está despenhada e onde temos de levar as suas peças para montar de novo. É também aqui que temos o laboratório de gatchas, onde podemos trocar as nossas moedas por acessórios para os bots de personagens icónicas, roupas para o astro e pinturas para personalizar o Dual Speeder. Os acessórios para as personagens vão fazer com que elas ganhem vida no local de colisão, sendo que podemos interagir com elas e ver animações únicas e especiais. Além disso, é também no local de colisão que desbloqueamos o Safari e ainda temos diversos pontos para resgatar bots, animais e peças de puzzle (que são precisas pra desbloquear o laboratório de gatchas, o vestiário, a oficina do Dual Speeder e o Safari), que precisam de um certo número de bots para desbloquear.

Já os gráficos de Astro Bot estão bastante bonitos. Com uma arte bastante própria e principalmente reflexos, brilhos e animações perfeitas. A nuca de Astro Bot é um excelente exemplo destes reflexos e a sua cabeça dos brilhos, a Team Asobi fez mesmo um trabalho excecional com Astro Bot, e seria impossível não elogiar este ponto do jogo. O áudio e banda sonora são também eles exímios, com todo o trabalho de áudio design a ajudar na imersão do Dualsense e da gameplay em si, e uma banda sonora que se molda e adapta a cada um dos mundos, e que adapta clássicos ao estilo de Astro Bot.

E não podemos não falar do Dualsense, que é utilizado ao máximo durante toda a experiência de jogo e a Team Asobi conseguiu, mais uma vez, criar uma das obras onde conseguimos verdadeiramente sentir todo o potencial do Dualsense. Desde utilizar o giroscópio do comando até soprar para o microfone do comando, são algumas das coisas que vão precisar de fazer para superar alguns níveis. Além disso o feedback háptico e os gatilhos adaptativos estão, mais uma vez, a ser utilizados de forma perfeita, conseguindo levar a uma imersão e demonstração tecnológica sem igual. Vão literalmente sentir a textura daquilo que estão a pisar na ponta dos vossos dedos, vão conseguir sentir a tensão de uma mola nos vossos gatilhos, e vão sentir (de forma suavizada claro) os choques que Astro leva quando pisa onde não deve. Se procuravam um jogo que fizesse aquilo que Astro’s Playroom fazia com o Dualsense, então este é o jogo, mas ainda melhor!

Astro Bot é sem dúvida um jogo obrigatório para os fãs e amantes do universo PlayStation. Uma verdadeira carta de amor ao legado PlayStation, e a todos os universos que foram sendo acarinhados pelos jogadores ao longo das décadas desta bela história dos videojogos. Astro Bot é um jogo de plataformas extremamente competente, que garante diversão e desafio na medida certa, com gráficos dignos desta geração e um trabalho de áudio incrível suportado pelo uso exímio do Dualsense. Uma das verdadeiras obras primas deste ano.

Depois de Astro Bot Rescue Mission para o PSVR e de Astro’s Playroom, o jogo gratuito que vinha com a PS5 no lançamento, chega agora uma nova aventura do robô mascote da PlayStation. O desenvolvimento do jogo foi feito pelas mãos da Team Asobi, parte dos estúdios PlayStation, que nos…

Astro Bot (PS5)

História - 100%
Jogabilidade - 100%
Gráficos - 100%
Som/Banda Sonora - 100%
Longevidade - 100%

100%

Excelente

Astro Bot é sem dúvida um jogo obrigatório para os fãs e amantes do universo PlayStation. Uma verdadeira carta de amor ao legado PlayStation, e a todos os universos que foram sendo acarinhados pelos jogadores ao longo das décadas desta bela história dos videojogos. Astro Bot é um jogo de plataformas extremamente competente, que garante diversão e desafio na medida certa, com gráficos dignos desta geração e um trabalho de áudio incrível suportado pelo uso exímio do Dualsense. Uma das verdadeiras obras primas deste ano.

User Rating: Be the first one !
Nicole Concha

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos