A Beta antecipada de Concord já chegou, e após algumas horas de jogo conseguimos falar um pouco sobre as nossas primeiras impressões.
Concord é um FPS multiplayer de equipas estilo arena, onde duas equipas de 5 heróis cada uma se defrontam em diversos modos de jogo. O jogo foi desenvolvido pelo Firewalk Studios, parte integrante dos estúdios PlayStation, e será lançado no dia 20 de agosto de 2024 para PS5 e PC, com uma Beta Aberta que irá decorrer no dia 18 de julho.
Todo o jogo em si faz lembrar uma mistura de vários outros jogos, começou por lembrar Valorant, depois Apex Legends, Overwatch e até Unreal Tournament, foram alguns dos nomes que me surgiram na cabeça durante a gameplay. Em termos visuais faz também lembrar Star Wars Hunters, além de obviamente fazer também lembrar Valorant e Overwatch, e alguns dos personagens fazem lembrar alguns dos protagonistas dos Guardiões da Galáxia da Marvel, com Lennox a ser extremamente semelhante a Yondu e Estelar a fazer lembrar Drax (e Draw a fazer lembrar Tracer de Overwatch também).
Durante esta Beta foi apenas possível jogar um dos modos de jogo, o “Luta”, onde temos de eliminar os inimigos e recolher as cartas deles, o que no jogo é definido como “caça ao troféu”. Ou seja, este é aquele clássico modo de jogo onde quando somos derrotados ressurgimos no mapa ao fim de alguns segundos. A primeira equipa a conseguir 30 eliminações dentro do tempo limite é a vencedora. O modo de jogo no início até parecia bastante divertido, mas tenho de confessar que começou a tornar-se repetitivo ao fim de algumas partidas.
Cada um dos heróis (Freegunners) do jogo tem a sua própria classe, duas habilidades únicas e uma arma específica, muito à semelhança daquilo que vemos em Overwatch, mas honestamente senti que a maioria das armas não eram muito práticas, e o facto de que cada herói pode apenas ser escolhido por um jogador da equipa, torna as coisas ainda mais complicadas. Por exemplo, o Teo é o único Freegunner que tem uma assault rifle, isso faz com que se tu fores mais habilidoso com assault rifles, e algum jogador der pick ao Teo primeiro, ficas impossibilitado de jogar com a arma com que tens mais aptidão. Claro que com a introdução de novos Freegunners isso irá mudar e será mais fácil termos acesso às armas em que somos mais aptos, mas como será feita essa introdução? Já é possível ver que vai haver uma battle pass, só teremos acesso se pagarmos um battle pass num jogo que já é pago? Ou teremos de comprar os Freegunners individualmente? Ou será que serão introduzidos alguns através de DLC’s gratuitos também? Já por si, a situação de termos de pagar por um jogo que parece copy paste de Valorant é estranho, ainda ter de pagar um battle pass e/ou comprar DLC’s de personagens seria todo um outro nível de falta de noção.
Além disso, sente-se também que os Freegunners em si são bastante desequilibrados, sendo muito difícil de jogar com alguns. A Emari, por exemplo, tem uma heavy machine gun, que é naturalmente pesada sim, mas o movimento da personagem é excessivamente lento, e torna-se difícil chegar até aos pontos que pretendemos. Se compararmos com a utilização dessas armas noutros jogos como Call of Duty, onde se procura uma maior aproximação da realidade, a diferença na velocidade é absurda, e faz toda a diferença na mobilidade, além disso, o dano provocado por algumas armas e o dano que alguns Freegunners podem receber está absolutamente desajustado, porque a machine gun da Emari tira muito dano, mas sendo uma personagem “tank” leva menos dano de armas como a assault rifle do Teo, e por isso torna-se difícil este embate.
Tendo em conta tudo isto, Concord acaba por ser uma espécie de híbrido entre vários jogos FPS multiplayer, com muito sabor a Valorant, onde se faz notar o desgaste deste género de jogo que acaba por tornar este título em algo genérico, com o sentimento de ser “só mais um”. Acredito que o facto de que praticamente todos os títulos em que Concord se inspirou são gratuitos, acabe por afastar os jogadores deste título e que estes irão acabar por ficar nos outros jogos que já estão mais assentes na comunidade. Apesar de tudo, falta-nos esperar pelo jogo completo, de forma a podermos ter uma análise sólida, onde todos os modos de jogos e alterações finais tenham sido implementados e possam ser devidamente jogados e testados.
No dia 18 de julho, os assinantes da PS Plus vão poder testar a Beta e tirar as próprias conclusões e opiniões sobre este título.
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