Mais um grande título PlayStation chega agora aos jogadores de PC, que finalmente vão poder pôr as suas habilidades à prova em Returnal, a grande aventura roguelike da Housemarque, cuja versão de PC está ao encargo do estúdio britânico Climax Studios.
Sendo este um título de 2021, não faria sentido voltar a analisar a fundo história, jogabilidade e outros aspetos do jogo que são transversais entre a versão de consola e a de PC. Vamos então focar esta análise naquilo que os jogadores poderão encontrar de novo na versão de PC, servindo de complemento à análise da versão de consolas.
Onde jogámos?
Antes de começar efetivamente esta análise, é importante referir os detalhes do equipamento onde foi feita esta análise. As especificações do computador são as seguintes:
Gráfica: Nvidia GeForce RTX 3060 TI
Processador: AMD Ryzen 7 3700X (8 Core)
RAM: 16GB
Resolução jogada: 1080p, monitor 144hz
Os requisitos mínimos e médios começam a aumentar a fasquia nestas versões de PC dos jogos da Sony, sendo que necessitam de hardware mais recente que a maioria dos outros ports lançados até agora. Esta exigência é notória principalmente na GPU, mas para as definições “Epic” e “Raytracing”, por exemplo, são necessários 32GB de RAM, algo que ainda é relativamente incomum na maioria dos videojogos.
Gameplay e Performance
Algo incrível que é possível na versão de PC de Returnal, é correr um teste de desempenho para cada uma das definições gráficas. Podemos escolher entre “reduzido”, “elevado”, “épico” e “personalizado” e ainda acrescentar opções como Ray Tracing. No fim do teste podemos ver todos os dados, incluindo máximos e mínimos de FPS, utilização de GPU e CPU, e até gráficos onde nos são apresentados os picos de performance.
Este teste apresenta-nos não só os resultados gerais de todo o teste, como também resultados por zona, sendo que cada zona testa uma particularidade diferente do jogo, como sombras ou reflexos, por exemplo.
No caso da nossa análise e tendo em conta o hardware utilizado, testámos os modos “elevado”, que foi referido pelo próprio jogo como sendo o mais indicado para o hardware utilizado, e também o modo “épico”.
Utilizando as definições recomendadas pelo próprio jogo, conseguimos sentir que tanto a jogabilidade como os próprios visuais são extremamente fluídos e sente-se a leveza de Selene nos seus movimentos e ações. Claro que tendo a taxa de FPS apenas limitada pelas possibilidades do vosso ecrã e hardware, é algo que ajuda a que isto seja possível, mas o próprio desempenho do jogo em geral dá mais ênfase a esta fluidez.
Podem ainda ser utilizadas funcionalidades como NVIDIA DLSS, NVIDIA NIS e AMD FSR para melhorar o desempenho e visuais do jogo.
Rato e teclado vs Dualsense
Os controlos foram muito bem adaptados para rato e teclado, sendo que são bastante intuitivos e facilmente os decoramos e dominamos. Para aqueles que são melhores a jogar shooters com rato e teclado, vão certamente adorar a forma como os controlos são naturais para os jogadores.
Se optarem antes por jogar com comando, o jogo suporta o Dualsense e todas as suas funcionalidades como os gatilhos adaptativos e o feedback háptico, que elevam toda a experiência e imersão no mundo de Returnal a outro patamar.
Features
Existem ainda outras features que podemos usufruir nesta versão de PC de Returnal, além das já referidas otimizações de ecrã da NVIDIA/AMD, e do Ray Tracing (tanto para sombras como reflexos). Uma dessas features é o suporte a monitores Ultrawide, que vos permite utilizar ecrãs Ultrawide (21:9) e Super Ultrawide (32:9), com possibilidade de ajustar o bias do campo de visão. O jogo suporta som 3D, como definições próprias do jogo e ainda podemos usufruir da tecnologia Dolby Atmos.
PlayStation Network
Ao iniciarmos pela primeira vez o jogo, temos a possibilidade de conectarmos a nossa conta da PlayStation Network à conta Steam. Caso não tenham conta, o jogo oferece também a possibilidade de criarem a vossa conta na rede da Sony. Esta conexão desbloqueia fatos extra para Selene que podemos utilizar durante o jogo.
Visuais e gráficos
Em geral os visuais e os gráficos estão bastante bonitos e conseguem submergir o jogador no ambiente do jogo. A qualidade está muito semelhante à da versão de PlayStation 5, mas claro que a utilização de definições como o Ray Tracing podem fazer com que esta versão de PC ultrapasse a original. A beleza gráfica destaca-se não só durante a gameplay como durante as cutscenes, que são naturalmente mais vistosas como seria de esperar.
Claro que por vezes este nível de qualidade visual e gráfica nem sempre é algo positivo, pois consegue perceber-se a falta de detalhe existente em alguns modelos do ambiente ou personagens, incluindo o próprio modelo facial da Selene, que parece não estar tão perfeito quanto desejaríamos durante a gameplay.
Veredicto
Tal como a versão de consolas, Returnal é um incrível roguelike que equilibra a diversão e o desafio com uma jogabilidade e história únicos. Este port para PC é mais um exemplo de como fazer uma boa versão de computador de um jogo de consola, mesmo este tendo specs exigentes para os modos gráficos mais altos. A fluidez de performance e todas as novas features adicionadas nesta versão, são sem dúvida pontos a enaltecer.
Returnal PC está disponível na Steam e na Epic Games Store. Para mais informações visita o website oficial.
Returnal (PC)
História - 92%
Jogabilidade - 98%
Gráficos - 91%
Som/Banda Sonora - 80%
Performance - 100%
92%
Muito Bom
Tal como a versão de consolas, Returnal é um incrível roguelike que equilibra a diversão e o desafio com uma jogabilidade e história únicos. Este port para PC é mais um exemplo de como fazer uma boa versão de computador de um jogo de consola, mesmo este tendo specs exigentes para os modos gráficos mais altos. A fluidez de performance e todas as novas features adicionadas nesta versão, são sem dúvida pontos a enaltecer.
- Análise LEGO Horizon Adventures - Novembro 13, 2024
- Exophobia – Um tributo nacional às origens dos FPS - Novembro 5, 2024
- Análise Until Dawn Remake - Novembro 5, 2024
Deixe um comentário