Para quem sabe o que é Picross 3D, este novo título trás novos puzzles para resolver. Sou fã de puzzles, e como tal, Picross é um jogo que realmente gosto de explorar, seja pela complexidade, seja para simplesmente passar tempo de forma “lúdica”.
Ora, Picross 3D: Round 2 é nem mais, nem menos, mais do mesmo. Mas num bom sentido. Picross é um jogo em que temos valores numéricos, que quantificam a dimensão de uma coluna ou linha, de forma a produzir uma imagem. Picross 3D, apenas adiciona uma terceira quantificação e uma nova dimensão, tornando as imagens em objectos.
Ao entrarmos no jogo, somos “conduzidos” pelo tutorial e é-nos explicado as regras básicas do jogo. Depois começamos a explorar os puzzles que nos são propostos e vemos que existe um limiar básico de dificuldade, onde podemos escolher entre Fácil, Médio ou Difícil, e consoante a nossa performance e dificuldade escolhida, recebemos pontos e diamantes, que directamente desbloqueiam novos livros de puzzles, aumentando cada vez mais a dificuldade.
O jogo tem uma mecânica simples e não foge muito para além da mesma. No entanto, há que ter atenção que este jogo tem bem definido o seu objectivo, e como tal, fugir demasiado podia apenas prejudicar o jogo, e não torná-lo melhor. Existem puzzles que dão algumas dores de cabeça, no bom sentido, em que temos mesmo que revirar por todos os lados para o conseguir resolver.
Ainda assim, não deve demorar muito a completar, pois em apenas três sessões, a jogar no modo Difícil, conseguir acabar o jogo. Mas, sem usar um esquema, é algo muito motivador acabar o jogo, principalmente se quiserem obter mais pontos. O jogo tem também vários modos, como Time Trials, e vários livros temáticos para desbloquear, além de que podem personalizar o fundo. Caso possuem, podem também usar os vossos amiibos para desbloquear novos puzzles e novas formas de os completarem.
A banda sonora consegue ser um ponto alto do jogo, pois consegue variar entre tensa e calma, dando uma sensação de dinamismo ao jogo. Mas não existe muita variedade. No entanto, consegue captar bem o ambiente pretendido e consegue ser uma banda sonora que fica no nosso ouvido, e ainda ser altamente reconhecida por todos os que jogaram este título.
Mas vale a pena? Bom, o preço do jogo não é muito convidativo, principalmente para um jogo que consegue ser bom, mas curto. Sim, é realmente bom, mas consegue ser mais do mesmo, o que vai agradar aos fãs da série, mas pouco vai fazer para além dos mesmos, e muito menos chamar novos jogadores para a consola, a não ser que sejam muito aficionados para este tipo de puzzles. No entanto, se gostam deste tipo de jogo, e têm possibilidade de o arranjar, façam-no de bom agrado.
Picross 3D: Round 2
Jogabilidade - 70%
Gráficos - 50%
Som/Banda Sonora - 80%
Longevidade - 55%
64%
Mediano
Esta sequela ao título de 2009, vale a pena para os fãs da série e para os aficionados de qualquer tipo de puzzle. Mas consegue ser um pouco curto, o que em contra-partida, pode deixar alguns de pé atrás.
Deixe um comentário